A historia do Reggae



De todas as tentativas para se casar com jazz e reggae, nada fica perto da maravilhosa rootsiness de Ernest Ranglin novo álbum, Abaixo Bassline. É sem dúvida o melhor álbum de jazz do ano até agora, e do gênero, o melhor, fazendo o mesmo do ano passado brilhante Skatalites Hip Bop Ska definir, com os convidados Lester Bowie e David Murray, olhar de louca. 

Para Ranglin, um silêncio falado, tímido e (superficialmente) modesto 64 anos Jamaicano, é também um retorno às raízes. Em 1958, ele cortou o primeiro álbum de Chris Blackwell Island Records. Agora, 38 anos depois, Abaixo do Bassline é o primeiro lançamento da Ilha da Jamaica selo de Jazz, juntamente com o excelente Quintal Movimento por Monty Alexander, que produziu dois álbuns, e em cujo conjunto Ranglin também desempenha.

O Reggae

Entre estas datas, Ranglin dirigiu e tocou em alguns dos Jamaica mais famosas gravações, tais como Millie, "My Boy Lollipop", que o Câncer o levou para Londres para gravar em 1964, bem como os sucessos de the Wailers e Prince Buster, e o Melodians' "Rios da Babilônia", que ele arranjou. Ranglin vai ter o seu devido nos livros de história, para ele o homem que praticamente inventou o chunka-chunka ska.


Ritmo, e, como ele deixou escapar durante a nossa entrevista na Ilha de escritórios em Notting Hill, ele também tinha uma mão em retardar a música para e transformá-lo em reggae. Nasceu na comunidade rural de Robin Hall, Jamaica, Ranglin aprendeu a jogar como uma criança assistindo os seus tios, que zelosamente guardado sua guitarra e ukelele. 

Proficiente em um home-made instrumento com cordas cordas ligado a uma sardinha-pode, ele deve esperar até que seus tios saíram e, em seguida, ajustar cuidadosamente e praticar antes de sintonizar novamente antes que eles voltassem. "Eu gostaria de tentar memorizar como os instrumentos são afinados", ele recorda, "mas eu não ajustá-los muito apertado no caso de eu quebrei uma corda". Com a idade de 14, Ranglin decidiu "parar de tocar de ouvido e começar a estudar o instrumento corretamente.

As musicas

Ele mudou-se para Kingston, e contou com alguns da época do topo de grandes bandas. Ele aprendeu a organizar acompanhando visitar Broadway cantores, enquanto a grande Jamaicano, o saxofonista Joe Harriott ajudou a apresentá-lo ao jazz. Ranglin começou a trabalhar em Coxsone Dodd Federal de estúdios de gravação no final dos anos Cinquenta, quando a ilha da música estava mudando em resposta a Americana de R&B. 


O ska foi realmente vindo do rhythm and blues que bom shuffle ritmo de Bill Doggett e Louis Jordan. Nós percebemos que pudesse formular uma coisa onde foi colocada a ênfase na segunda batida. Que deu a ele uma identidade. Senti-me estranho, mas, eventualmente, todo mundo tem dentro dele." No entanto, os subseqüentes coletiva gosto para rocker do reggae distanciou Ranglin um pouco da batida de rua. Ele sacode a cabeça com tristeza. "Foi rebelde música e certos tipos de pessoas que não querem ser associados com ele."

A música, diz ele, "tomou a virada sobre '66 ou '67 e tornou-se muito áspera. O ska foi um pouco rápido demais e, de repente, eles começaram a jogar rocksteady, e, de alguma forma, ela começou a ficar muito lento para os dançarinos. Ele olha de soslaio e diz baixinho: "eu diria que eu sou o primeiro cara que começou a música reggae, com o Scratch Perry, quando fizemos o primeiro reggae sintonia, por Monty Morris, no Ilha do Tesouro estúdio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Creme para as olheiras

As cores de cabelo mais populares

Melhores raças de cães de guarda