A historia do Reggae



De todas as tentativas para se casar com jazz e reggae, nada fica perto da maravilhosa rootsiness de Ernest Ranglin novo álbum, Abaixo Bassline. É sem dúvida o melhor álbum de jazz do ano até agora, e do gênero, o melhor, fazendo o mesmo do ano passado brilhante Skatalites Hip Bop Ska definir, com os convidados Lester Bowie e David Murray, olhar de louca. 

Para Ranglin, um silêncio falado, tímido e (superficialmente) modesto 64 anos Jamaicano, é também um retorno às raízes. Em 1958, ele cortou o primeiro álbum de Chris Blackwell Island Records. Agora, 38 anos depois, Abaixo do Bassline é o primeiro lançamento da Ilha da Jamaica selo de Jazz, juntamente com o excelente Quintal Movimento por Monty Alexander, que produziu dois álbuns, e em cujo conjunto Ranglin também desempenha.

O Reggae

Entre estas datas, Ranglin dirigiu e tocou em alguns dos Jamaica mais famosas gravações, tais como Millie, "My Boy Lollipop", que o Câncer o levou para Londres para gravar em 1964, bem como os sucessos de the Wailers e Prince Buster, e o Melodians' "Rios da Babilônia", que ele arranjou. Ranglin vai ter o seu devido nos livros de história, para ele o homem que praticamente inventou o chunka-chunka ska.


Ritmo, e, como ele deixou escapar durante a nossa entrevista na Ilha de escritórios em Notting Hill, ele também tinha uma mão em retardar a música para e transformá-lo em reggae. Nasceu na comunidade rural de Robin Hall, Jamaica, Ranglin aprendeu a jogar como uma criança assistindo os seus tios, que zelosamente guardado sua guitarra e ukelele. 

Proficiente em um home-made instrumento com cordas cordas ligado a uma sardinha-pode, ele deve esperar até que seus tios saíram e, em seguida, ajustar cuidadosamente e praticar antes de sintonizar novamente antes que eles voltassem. "Eu gostaria de tentar memorizar como os instrumentos são afinados", ele recorda, "mas eu não ajustá-los muito apertado no caso de eu quebrei uma corda". Com a idade de 14, Ranglin decidiu "parar de tocar de ouvido e começar a estudar o instrumento corretamente.

As musicas

Ele mudou-se para Kingston, e contou com alguns da época do topo de grandes bandas. Ele aprendeu a organizar acompanhando visitar Broadway cantores, enquanto a grande Jamaicano, o saxofonista Joe Harriott ajudou a apresentá-lo ao jazz. Ranglin começou a trabalhar em Coxsone Dodd Federal de estúdios de gravação no final dos anos Cinquenta, quando a ilha da música estava mudando em resposta a Americana de R&B. 


O ska foi realmente vindo do rhythm and blues que bom shuffle ritmo de Bill Doggett e Louis Jordan. Nós percebemos que pudesse formular uma coisa onde foi colocada a ênfase na segunda batida. Que deu a ele uma identidade. Senti-me estranho, mas, eventualmente, todo mundo tem dentro dele." No entanto, os subseqüentes coletiva gosto para rocker do reggae distanciou Ranglin um pouco da batida de rua. Ele sacode a cabeça com tristeza. "Foi rebelde música e certos tipos de pessoas que não querem ser associados com ele."

A música, diz ele, "tomou a virada sobre '66 ou '67 e tornou-se muito áspera. O ska foi um pouco rápido demais e, de repente, eles começaram a jogar rocksteady, e, de alguma forma, ela começou a ficar muito lento para os dançarinos. Ele olha de soslaio e diz baixinho: "eu diria que eu sou o primeiro cara que começou a música reggae, com o Scratch Perry, quando fizemos o primeiro reggae sintonia, por Monty Morris, no Ilha do Tesouro estúdio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perder peso com produtos

Melhores raças de cães de guarda

Maior libido e duração do sexo